Desde o seu surgimento, a marca Vans fez parte de um movimento importante que caracterizou o estilo urbano. Se antes os calçados e demais acessórios eram procurados apenas por skatistas e amantes do esporte, hoje a marca conseguiu ultrapassar barreiras e passou a marcar presença em diferentes nichos.
Para compreender como os tênis Vans passaram a ser um dos mais importantes do mercado de calçados esportistas, é preciso conhecer a sua história. Por isso, o presente artigo irá mostrar cada detalhe da história da marca, mostrando como uma pequena ideia conseguiu evoluir e fazer parte de um movimento que ultrapassou os limites urbanos.
Neste conteúdo você verá:
Tênis vans: o início de tudo
Assim como outras marcas que atuam no mesmo nicho, os tênis vans ou a marca como um todo teve a Califórnia, nos Estados Unidos, como a sua base inicial. Tudo começou em 1966, quando os irmãos Paul Van Doren e James Van Doren, juntamente aos amigos Gordon Lee e Serge D’Elia, decidiram colocar o sonho de desenvolver um tênis voltado para o mundo do skate em prática.
A “The Van Doren Rubber Company”, nome inicial da marca, tinha como objetivo principal a criação de um tênis de alta qualidade e que tivesse suporte suficiente para aguentar os desgastes do cotidiano do skatista. O primeiro modelo de calçado recebeu o nome de Deck Shoes (conhecido hoje como Vans Authentic) e logo no primeiro dia de venda a vans já deu sinais de que seria um sucesso, pois conseguiu vender, rapidamente, 12 pares.
Uma característica marcante e que também chamou a atenção de skatistas e surfistas da época é que os tênis vans eram desenvolvidos pensando, especificamente, neles. Os solados eram feitos de materiais que grudavam na superfície do skate, sendo um dos pontos cruciais para que a marca começasse a ser a preferida desse público.
VANS Of The Wall e os anos 70
A entrada dos anos 70 foi bem marcante para a Vans e os calçados que estavam sendo comercializados. Foi neste período que a marca começou a se consolidar no mercado, tornando-se bastante popular entre os skatistas, que viam e utilizavam o calçado como uma representação daquilo que a cultura representava. Também foi nessa época, juntamente com as características dos tênis voltados especificamente para o skate, que ocorreu o rompimento de um estilo antigo herdado dos surfistas dos anos 50 e 60, adotando um padrão mais radical e preparado para o asfalto.
Entre as individualidades que caracterizavam essa transição estava o solado vulcanizado, que oferecia resistência e durabilidade, características essas que davam aos skatistas uma estabilidade e segurança durante a realização das manobras. A popularização e a proximidade e intimidade que a marca gerava fez com que os usuários passassem a chamá-la de “Vans”, nome que seria usado anos depois.
Vale dizer também que o destaque e a disseminação da Vans também se deram devido ao sucesso que ela começou a fazer entre os profissionais do esporte. Skatistas como Tony Alva, da era Z-boys, tiveram seus próprios modelos lançados, intensificando ainda mais as vendas.
Anos 80 e 90 e a superação de uma crise
Por mais que os tênis vans já estivessem consolidados no mercado de atuação, a marca passou por uma crise financeira entre os anos 80 e 90 após avançar um pouco mais a sua linha de produtos. Por sorte, ela conseguiu se restabelecer e este período de dificuldade não foi motivo para que a fabricação parasse.
Um dos fatores que fizeram com que os problemas financeiros fossem superados foi a circulação da marca na cena hardcore e punk rock da Califórnia. Essa inclusão em novos cenários foi fundamental para que a Vans fosse chamada para participar de alguns festivais musicais de punk rock e também em eventos esportivos.
A partir desse período, em meados de 93, a Vans também começou a encarar o desafio de produzir produtos para esportes de ação, tendo como exemplo a criação de botas para snowboard. Tudo isso fez com que o crescimento fosse constante, fazendo com que cada vez mais a marca entrasse em novos ambientes, criando novas parcerias, chegando até a abrir uma pista de skate em Orange, na Califórnia, em 1998.
Até hoje ela continua dentro desse cenário de patrocínio e participação de eventos esportivos, mantendo sempre a criação de novos modelos de tênis vans direcionados para surfistas, skatistas e também para todos que se identificam com o estilo que ela oferece.
Principais modelos de Tênis Vans
Como mostrado, a Vans fez parte da história do skate, acompanhando toda a evolução do esporte. Isso foi ponto fundamental para que ela conseguisse desenvolver diversos modelos, representando cada época, e que são usados até os dias atuais.
O interessante é que os usuários passaram a usar os tênis para compor outros estilos que vão além do esporte. Hoje, é muito comum ver pessoas usando os tênis vans de modo casual e até para ir em festas ou bares.
Para entender todo o conceito da marca e também as principais características entregues aos clientes, a seguir serão apresentados os modelos mais usados. Confira:
Veja tudo sobre o Vans Ultrarange e seus 05 principais modelos. Clique aqui
Vans Era
Este modelo foi produzido em 1975 e ainda continua vendendo bastante. Entre as suas características especiais está o solado antiderrapante, que garante ao skatista uma maior estabilidade e equilíbrio durante as manobras. Além disso, ele é um dos modelos que tem parceria com os skatistas Tony Alva e Stacy Peralta. Vale ressaltar que este tênis vans recebeu o nome de Vans #95, mas com o passar do tempo assumiu o Vans Era.
Vans Authentic
O Vans Authentic teve comercialização em 1966, sendo o primeiro modelo produzido pelos irmãos Paul e James. Percebe-se que é um tênis que está presente há mais de 5 décadas e foi este o modelo que mostrou que a Vans ia ser um sucesso, vendendo 12 pares na primeira tentativa de venda da marca. Apesar de simples, ele carrega muita história e merece destaque entre os modelos disponíveis.
Tênis Vans Old Skool
A linha Vans Old Skool sempre esteve presente no cenário do skate e nos últimos anos voltou com tudo. Basta sair pelas ruas dos grandes centros e perceber a grande quantidade de pessoas utilizando este modelo. Ele tem um destaque especial que representa bastante a marca, a icônica sidetrip presente na laetral.
Ele pode ser encontrado em diversas cores, além de ser composto por sola emborrachada, cano baixo e cabedal em tecido e veludo. Talvez esse seja um dos tênis mais marcantes da Vans.
Vans SK8-Hi
O Vans SK8-HI também entra na lista de modelos inspirados no movimento old skool. Ele tem cano alto com cadarço e é produzido a partir de materiais resistentes e duráveis. O seu cabedal é confeccionado em lona de camurça, possuindo também o cano acolchoado e a sola Waffle de borracha vulcanizada.
Ele pode ser encontrado em diversas cores e tamanhos (33 ao 45). Vale muito a pena ter um desses, principalmente, quem quer manter a história viva da marca e também do estilo e vida skatista.
Vans Slip-On
Apesar de ser um pouco diferente dos demais, o Vans Slip-on ainda chama bastante a atenção dos usuários da marca. Muitos dizem ser um calçado coringa da marca, além de ser fácil de calçar e proporcionar um alto conforto.
O interessante é que ele é disponibilizado em diferentes cores e estampas, fazendo com que ele seja flexível a vários estilos. O seu cabedal é em lona, tem sola emborrachada e apresenta cano baixo e um elástico de ajuste.
Vans Atwood
O Atwood é um modelo que tem destaque pelo conforto proporcionado devido à língua acolchoada, além de ter um design diferenciado. Tem cano baixo, cabedal confeccionado em lona, sola emborrachada e o cadarço que acompanha o tênis segue a cor escolhida, pois ele também tem uma cartela de cores e estampas, flexibilizando ainda mais o calçado para combinar com muitos estilos.
Vans Doheny
Este modelo segue a mesma linha do anterior, possuindo cano baixo e cabedal em lona resistente. A língua também é acolchoada, o que faz com que ele seja ainda mais confortável. Somado a todas as características apresentadas, esse tênis Vans também possui a famosa sola Waffle, ou seja, sola vulcanizada.
Está disponível em múltiplas cores, agradando a todos os estilos. Vale a pena ter esse calçado.
E onde posso comprar meu tênis Vans original e com preço justo?
A loja Prince of Street tem os principais tênis da vans, de diversas cores, e está com ótimos preços. Clique aqui e veja a lista completa e aproveite para comprar o tênis vans que mais combina com seu estilo, hoje mesmo, e fazer parte da história dessa marca.