Um dos esportes mais radicais que reúne a galera toda para participar ou ficar na torcida, o skate tem se popularizado e ganhado mais adeptos no mundo todo nos últimos anos.

banner instagram

Aqui vamos apresentar um guia completo para iniciantes sobre skate para você ficar craque no assunto e se jogar nesse esporte que é muito radical. Com esse artigo você vai ficar por dentro da história do skate, seus fundamentos, evolução, os melhores skatistas do mundo, as manobras mais iradas, os melhores lugares para você praticar o skate e mais um monte de informação para o deixar dominando o assunto como ninguém.

O skate surgiu em meados da década de 1950 nos Estados Unidos, mais precisamente no estado da Califórnia, comandado pelos surfistas que deram uma modificada no seu esporte favorito para levá-lo às ruas. Sua popularidade começou a aumentar na década seguinte e de lá para cá só cresceu.

Mais recentemente, o responsável pelo boom da popularidade mundial do skate foi o fato de ele ter se tornado um esporte olímpico a partir das Olimpíadas de Tóquio de 2020. Dessa forma, o esporte ganhou uma disseminação nunca antes experimentada pela modalidade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os mais fundamentais elementos relacionados ao skate? 

Aqui nós vamos descobrir tudo que você precisa saber sobre skate, seja para você começar a praticar e se aventurar nesse esporte radical, ou mesmo só por curiosidade sobre a história do skate, os tipos e partes do skate, manobras, equipamentos de proteção e os melhores lugares para você andar de skate. Nos acompanhe no artigo e fique por dentro de tudo sobre skate.

Conheça a história do skate
Conheça a história do skate

Conheça a história do skate

Apesar de haver registros sobre a história do skate que datam ao final dos anos 1800, o skate como conhecemos hoje surgiu, de fato, devido às adaptações de patins e shapes pelos surfistas californianos nos Estados Unidos na década de 1950. No entanto, foi apenas nos anos 1960 que o skate devidamente começou a ganhar popularidade e equipamentos relacionados a ele começaram a ser comercializados.

Sua evolução foi rápida e já se deu na década de 1960 mesmo, quando houveram os primeiros campeonatos do esporte, e as pranchas retas e retangulares, que eram usadas inicialmente, passaram a ter um formato mais semelhante a uma prancha de surf.

Um dos elementos que ajudou com a popularização do skate com o decorrer do tempo foi que as rodinhas deixaram de ser de metal, passando a ser de poliuretano. Além disso, nos anos 1980, o esporte deixou de ser praticado apenas dentro das piscinas arredondadas vazias e passaram também a usar rampas de madeira, dessa forma levando-o a áreas em que ele não estava acessível ainda.

Hoje, considerado um esporte olímpico, o skate deu um salto enorme em popularidade e é um dos esportes radicais preferido de muitos atletas no mundo todo.

Tipos de skate
Tipos de skate

Tipos de skate

Basicamente existem quatro tipos diferentes de skates, cada qual para suas modalidades específicas. Vamos conhecer mais sobre cada um deles para você descobrir qual é o tipo de skate que melhor se encaixa no que você pretende praticar. Também é uma ótima forma de aprender a como montar um skate

1. Skate de rua

O skate de rua, mais comumente chamado de street, é o mais conhecido e tradicional de todos os tipos de skate, usado em diferentes práticas do esporte em que é possível utilizar todos os elementos das vias urbanas, como corrimões, muretas e demais obstáculos.

O shape ideal para você usar para o street é um shape entre 7,5 e 8 polegadas, com o truck mais baixo e as rodinhas menores.Esse tamanho de shape é o mais indicado devido às manobras técnicas que o street exige, além do que esse é um tamanho que garante bastante estabilidade.

Alinhado ao shape, os trucks de street precisam ser menores para garantir maior precisão para as manobras. O tamanho ideal geralmente é de 139mm. 

2. Skate vertical

Se o que você está buscando é a prática de skate vertical, então você precisa saber algumas características específicas desse tipo de esporte. Os skates de vertical costumam ser mais altos, pesados e largos que os de street para que eles tenham um desempenho melhor em half pipes e bowls.

Para o uso em half pipes, recomenda-se que os shapes sejam mais largos, de 8,5 polegadas, por exemplo, para dar mais estabilidade às manobras. Nesse caso a estabilidade é primordial, porque as rampas exigem uma velocidade alta. Também é uma boa opção trucks de 149mm que vão dar um gás extra na estabilidade. Ainda ficou alguma dúvida sobre seu skate vertical? 

3. Longboard

O longboard, ou simplesmente long, tem um shape mais robusto e as rodas macias e maiores, o que lhe garante maior estabilidade, aderência ao solo e velocidade, assim ele é o mais indicado para práticas em ladeiras e descidas em alta velocidade, que é o que importa na prática do downhill.

Para montar o seu long para downhill, utilize um shape mais firme e estável. Além disso, escolha rolamentos com um número alto da ABEC, que vai ajudar você a atingir velocidades mais altas. 

4. Cruiser

O cruiser é bastante semelhante ao long, porém numa versão reduzida de tamanho. Inclusive, ele é dividido em dois tipos diferentes, o normal e o mini, que é uma versão ainda menor do longboard. Ele é bastante indicado para o uso urbano, pois suas rodinhas são largas e flexíveis, que garantem mais conforto em solos irregulares.

Para escolher o melhor cruiser para você, siga as seguintes dicas: opte por um shape de madeira com lixas, que é mais durável e seguro; aposte em rodas macias e de qualidade; e use trucks de metal de 129 a 149mm, assim você consegue montar um bom cruiser para transporte e passeio, mas também conseguirá se arriscar em algumas manobras. 

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DO SKATE?
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DO SKATE?

Quais são os elementos do skate?

O skate é composto basicamente por quatro elementos principais: o shape, o truck, as rodas e os rolamentos. Aqui, você aprenderá um pouco mais sobre cada uma das partes do skate e terá várias dicas sobre cada uma delas.

1. Shape

Geralmente composto de madeira, o shape é o “corpo” do skate. Ele possui formatos diferentes de acordo com a necessidade da prática que será desenvolvida com ele. Quanto mais largo ele for, maior a estabilidade para o skatista. Suas extremidades são curvas: a frente (ou nose) possui a sua curva mais acentuada que a parte traseira, chamada de tail.

Existem três tipos de shape de skate e eles vão de acordo com os materiais de sua composição: maple canadense, fibra de vidro ou marfim.

  • Maple canadense: é uma madeira bastante durável e leve, ideal para quem quer investir um pouquinho mais, mas ter um produto de qualidade realmente elevada. A maior parte das marcas internacionais utiliza o maple canadense compondo o shape com sete lâminas dessa madeira;
  • Fibra de vidro: os shapes de fibra são bem firmes e mais duráveis, compostos por seis lâminas de madeira e uma camada de fibra de vidro com desenho impresso digitalmente;
  • Marfim: o shape de marfim é o que apresenta maior custo-benefício, pois costumam ser fabricados nacionalmente, mas com qualidade de materiais internacionais, dando assim um custo bem mais acessível ao shape.

Na hora da escolha do seu shape, fique de olho nas lâminas dele – lâminas inteiras auxiliam na distribuição mais igual do peso, o que não acontece com os outros tipos de lâminas, que podem fazer com que seu shape se abra mais rápido.

Os tipos de shape também podem ser classificados de acordo com o seu estilo de skate, ou seja, a modalidade que você vai praticar.

  • Street: essa é a escolha do shape para o uso urbano, em que os skatistas utilizam obstáculos comuns das vias urbanas para as manobras. Esse é o shape mais comum e fácil de ser encontrado, e sua largura varia, principalmente, entre 7,5 e 8 polegadas;
  • Vertical: voltado a quem pretende voar alto, seja em rampas, halfs ou até nas piscinas vazias, esse shape deve ser mais resistente, pois o skatista precisa de impulso e força para saltar fora das rampas. Esse shape é mais pesado e robusto que o usado no street, e sua largura também é um pouco maior, variando entre 8 e 8,25 polegadas;
  • Cruiser: o cruiser é um shape mais leve para as práticas em street para manobras mais suaves e com um estilo menor e mais retrô;
  • Longboard: os shapes dos longboards são mais diferentes dos tradicionais, com estética mais longa e com maior mobilidade, que garante mais facilidade para a execução de curvas, por exemplo. Essa escolha do shape é mais indicada para velocidade e situações mais extremas, como para descer ladeiras, no entanto, também há o longboard para um uso mais tradicional.

2. Trucks

Os trucks são os eixos que conectam shape e rodas. Nele você consegue regular a flexibilidade para facilitar nos momentos de virar enquanto estiver remando, mas lembre-se de que quanto mais flexíveis melhor para o movimento, porém também mais instável.

Um truck baixo, ou low, deixa o skate mais próximo ao chão, como o próprio nome já indica. Ele é bom em street para que os skatistas tenham mais domínio sobre as manobras. Em um longboard, um low garante maior velocidade.

Um truck médio, também chamado de mid, é mais padrão, podendo ser indicado a todos os tipos de shape.

Já o truck alto – high, em inglês – deixa o skate mais distante do solo, garante mais facilidade para a execução de curvas, no entanto, é o tipo menos estável de truck. Anote estas dicas para não esquecer como escolher truck resistente

3. Rodas

Outros elementos que compõem o skate são as rodinhas. Basicamente, há dois pares de rodas no shape, um em cada truck. Há vários tipos de rodas, de diferentes larguras e durezas, que são indicadas a diferentes tipos de práticas e nível do atleta.

Hoje em dia elas são quase todas fabricadas de poliuretano, um material com ótima aderência e bem resistente ao desgaste. As medidas das rodinhas estão diretamente relacionadas à prática que será feita: quanto maior o diâmetro da roda, maior a velocidade que ela poderá atingir.

Tamanhos menores de 49mm não são recomendados devido a sua baixa eficiência em qualquer tipo de prática. Os tamanhos mais usados no street estão entre 50 e 56mm, pois seu peso reduzido ajuda nas manobras. Os tamanhos entre 56 e 60mm já são recomendados para atletas que necessitem de velocidade, por isso já são mais usados em longboards.

Outro fator para se levar em consideração na hora de se escolher as rodas do seu skate é a sua dureza. Por via de regra, as rodas mais duras oferecem maior velocidade e menor aderência, por isso são mais utilizadas para quem pretende fazer manobras. Por outro lado, as rodas mais “moles” atingem menor velocidade, mas possuem maior aderência, assim, são as preferidas de quem usa o skate em diversos tipos de solo diferentes ou usa o skate para locomoção.

Percebe-se então que saber tudo sobre rodas de skate é essencial na hora de montar o seu. 

4. Rolamentos

Os rolamentos são peças que ajudam no giro das rodas, diminuindo o atrito e dando mais leveza e movimento às manobras. Cada shape possui oito rolamentos, dois em cada rodinha. Eles são anéis metálicos com seis a oito bolinhas dentro, protegidas por discos finos de alumínio. Os rolamentos são importantes para evitar a perda de velocidade e garantir um desgaste igual nas rodinhas.

Para escolher o melhor tipo de rolamento, leve em conta o tipo de prática que você realiza. Um dos fatores que influencia na velocidade de um rolamento é a quantidade de esferas que há nele: quanto menor esse número, mais livre estará o rolamento, consequentemente maior será a velocidade que ele pode atingir.

Como escolher um skate?

Está perdido para decidir como escolher um skate? Essa é uma dúvida comum, então vamos dar uma forcinha com algumas dicas sobre skate para iniciantes que são essenciais para o ajudar nesse momento.

  • Em primeiro lugar, vá a uma loja especializada em skate, pois lá você vai encontrar pessoas com experiência para ajudá-lo além da certeza de que você já vai encontrar tudo o que precisa para já sair com o seu primeiro skate pronto;
  • Logo depois você precisa saber qual será o seu tipo de prática, para que assim consiga escolher o formato do shape ideal. A partir disso você já conseguirá definir os outros elementos com mais facilidade;
  • Descubra o tamanho ideal de acordo com o tipo de prática que você pretende realizar;
  • De acordo com a área onde você vai andar de skate, escolha o seu shape. Por exemplo, se você ainda não sabe onde vai andar, o mais indicado é um shape mais padrão, de 8 polegadas de largura por 30 centímetros de comprimento;
  • As rodinhas é que ditam a aderência ao solo e a velocidade que você vai conseguir atingir na prática. Para iniciar, os tamanhos mais comuns estão entre 52 e 56mm;
  •  Você vai precisar de um truck que esteja de acordo com o shape escolhido. Um bom truck para um shape padrão de 8 polegadas é de no máximo 149mm.
Quais são as principais manobras de skate
Quais são as principais manobras de skate

Quais são as principais manobras de skate?

O skate é um esporte vivo e está em constante mudança e evolução, então existem inúmeras manobras impressionantes. Vamos conhecer algumas das fundamentais e mais básicas para você já aprender e iniciar com tudo. Se é a sua primeira vez tentando dar um salto, veja a seguir as principais manobras de skate:

  • Ollie: como executar o primeiro salto

Primeiro você precisa saber o que é um ollie, não é mesmo? O ollie é o salto básico e considerado uma das manobras mais simples devido à sua facilidade de execução, mas é também a base para a evolução dos elementos do atleta. Nele, o skatista bate no tail para que o nose levante e, no ar, o skatista arrasta o pé até o nose para o shape voltar à horizontal e tocar o chão.

Após subir no seu skate, verifique o alinhamento dos seus pés, dobre os joelhos e se agache. Treine isso algumas vezes para garantir que está em controle do seu equilíbrio. Depois disso, pule para cima, primeiro com o pé da frente e depois com o de trás. Nesse salto com o pé de trás, dê um “chute” para baixo com a planta do pé na parte de trás do skate (o tail).

No ar, deslize o pé da frente novamente para a frente do skate (o nose), fazendo pressão com esse pé para que a prancha caia. Nesse momento, busque o alinhamento do corpo com o shape do skate. Treine para cair com os pés encostando ao mesmo tempo no skate e o mais próximo possível dos trucks. Pronto, você já conseguiu dar seu primeiro salto! 

  •  Flip tricks: como fazer heelflips e kickflips

Um flip acontece com o giro do shape a partir de um ollie junto com um kick – o skatista inicia como em um ollie e dá um chute na diagonal ao arrastar o pé em direção ao nose para o shape dar um giro em torno de si próprio. O heelflip é uma variação do flip tradicional, o que os diferem é que no heelflip é o calcanhar do pé da frente que tocará o nose para fazer o giro.

Para mandar bem num heelflip, comece na posição de ollie e então chute o skate no chão com o pé de trás. Assim que saltar, passe o pé da frente diagonalmente para a borda a frente de seus dedos e use o calcanhar para bater o skate. Com um pequeno salto para trás, mantenha o skate bem embaixo de você e traga as pernas em sua direção para dar espaço para o skate dar uma volta completa. Assim que ele terminar de virar, posicione novamente seus pés sobre ele flexionando os joelhos para manter o equilíbrio.

Um kickflip é um salto vertical em que você usa seu pé da frente para chutar sua prancha para que ela dê um giro no ar antes de você voltar ao chão com ela. Então vamos ver um passo a passo de como realizar essa manobra.

A partir de um ollie alto, enquanto estiver no ar, deslize seu pé da frente para a direção do calcanhar na lateral do skate, tire sua perna do skate e empurre a lateral do shape com a ponta do pé, fazendo assim com que o skate gire. Após seu skate dar uma volta completa, pegue-o com o pé de trás e depois com o da frente.

  •  Grinds: Como Fazer 50-50s e Smith Grinds

Para fazer um bom 50-50s em um banco é preciso que você já domine o ollie, pois ele será a base aqui.

Quando você saltar no ollie, leve a parte da frente na diagonal pra cima da borda do banco e quando já tiver passado a altura do banco, jogue também a parte de trás, para assim encaixar o fifty. Para sair do fifty, você precisará pisar no tail para levantar a parte da frente, e assim você conseguirá “desencaixar” do seu fifty e pousar no chão com firmeza.

Para mandar um smith grinds em um corrimão, a parte de trás deve correr e a da frente não tocar, girando para dentro do rail. Para isso, entre em ângulo, arraste o truck de trás e o encaixe no corrimão, force o pé de trás e abaixe o truck da frente para dentro. Para sair da manobra, force o calcanhar no tail para realinhar.

  • Slides: Como Fazer Shove-its e Power Slides

Para realizar um shove-it, que é uma manobra que dá um giro no skate, siga as seguintes etapas: primeiramente, gire o shape, apoiando o seu pé bom atrás do truck da frente com ele ligeiramente voltado para fora, sem que o calcanhar esteja apoiado no skate. Apoie o pé de trás sobre o tail com os dedos um pouco fora do shape. Flexione os joelhos para pegar impulso. Saltando, empurre simultaneamente o pé da frente para frente e o de trás para trás. 

O shape deve girar no chão e terminar o salto ao lado do skate. Após treinar bem dessa forma, finaliza em movimento e saltando e caindo sobre o skate.

Um power slide é uma manobra para frear o skate, e para isso o que você deve fazer é arrastar as quatro rodas do skate contra o chão, buscando virar 90° com o corpo e o skate.

Equipamentos de proteção para a prática de skate.
Equipamentos de proteção para a prática de skate.

E os equipamentos de proteção?

Não é porque você já tem seu shape que está pronto pra se jogar nas ruas para praticar: é essencial que você veja os itens de segurança para poder iniciar a sua prática de forma segura. Veja só os itens que você vai precisar ter para sair por aí no seu skate e também como escolher o tamanho ideal de cada um deles:

  • Capacete

Como em outros esportes radicais, o capacete é essencial para a prática do skate para proteger a cabeça do atleta em caso de uma queda para evitar lesões que podem ser bastante sérias dependendo da gravidade do acidente.

O tamanho ideal do capacete é aquele que se encaixa perfeitamente à sua cabeça com conforto e que garante que você consiga o ajustar corretamente. Lembre-se que apenas um capacete bem ajustado que poderá protegê-lo adequadamente. Além disso, o tipo de modalidade que você pratica implicará na escolha do seu capacete.

Para a prática do street, os capacetes são abertos e exigem uma menor proteção do que os usados para manobras em pistas. Agora para a prática mais radical, como o downhill, o capacete deve ser bem mais resistente, fechado e com visor, como os de moto.

  • Joelheira

As joelheiras são bastante importantes na proteção para evitar lesões e em algumas manobras para dar apoio ao skatista. O tamanho ideal da sua joelheira é aquela “abraça” melhor o seu joelho para garantir a melhor proteção. E nunca se esqueça, os equipamentos de segurança devem sempre estar bem ajustados – mas confortáveis – para que ofereçam o melhor grau de proteção.

  •  Cotoveleira

Da mesma forma que as joelheiras, as cotoveleiras devem ser escolhidas para evitar lesões ao skatista em caso de acidentes e devem envolver bem os cotovelos e estar bem ajustadas, sem restringir seus movimentos.

  • Munhequeira

As munhequeiras (ou wristguards) protegem os pulsos do atleta e não devem ser negligenciadas. Elas dão mais firmeza aos pulsos, evitando lesões e auxiliando na prática de algumas manobras também. Elas devem ser de um bom material, envolver bem os pulsos sem causar restrição dos movimentos.

Locais para andar de skate

O skate é um esporte super democrático e de fácil acesso, e sua prática pode se dar nos mais diferentes lugares, dependendo do que você curte mais, ou está afim no momento.

Você pode buscar skateparks na sua cidade, que são áreas destinadas à prática do skate com estrutura construída em madeira ou concreto. Elas podem conter estruturas como o formato street, que simula ambientes urbanos; as pistas pools, inspiradas nas clássicas piscinas vazias arredondadas; pistas half pipes e alguns outros tipos.

As pistas de rua geralmente são públicas e possuem estruturas como rampas, bancos e corrimões para que você possa praticar. Isso sem falar que acaba se tornando um ponto de encontro pro pessoal que pratica skate. Faça uma pesquisa para encontrar as melhores pistas de rua na sua região e mande ver.

Existe também a possibilidade de você conversar com proprietários de áreas privadas para você e sua galera curtirem o espaço dele para a prática do skate. Nesse caso, entre em contato direto com o proprietário e apresente sua proposta.

Principais atletas de skate internacional
Principais atletas de skate internacional

Principais atletas de skate internacional

Como vimos anteriormente, o skate surgiu em meados da década de 1950 nos EUA e se difundiu mundialmente, atingindo os mais diversos países. De lá para cá, muitos atletas ganharam notoriedade internacional e podemos destacar como os melhores do mundo na história: Tony Hawk – que já recebeu o título de um dos skatistas mais influentes de todos os tempos; Rodney Mullen, Danny Way, Nyjah Huston e Ryan Sheckler.

Principais atletas de skate no Brasil
Principais atletas de skate no Brasil

Principais atletas de skate no Brasil

Alguns dos brasileiros que ganharam notoriedade, não apenas no país, mas também reconhecimento mundial no esporte, são os seguintes: Bob Burnquist – o maior recordista de todos os tempos no X-Games, com 27 medalhas; Isadora Pacheco; Kelvin Hoefler – medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio de 2020; Rayssa Leal – também medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020; e Sandro Dias, o Mineirinho, que já foi seis vezes campeão mundial de skate.

É claro que não poderíamos deixar de lado o campeão Tiago Lemos, que tem um estilo único e sempre entrega manobras impactantes. 

Loja Prince of Streets Skateshop
Loja Prince of Streets Skateshop

Onde comprar os melhores produtos para montar um skate dos sonhos?

Com esse guia completo para iniciantes eu tenho certeza que você já está morrendo de montar o seu skate dos sonhos, não? Mas, onde procurar tudo o que você precisa?

Bem, antes de tudo é necessário buscar lojas, virtuais ou físicas, voltadas exclusivamente para a prática de skate, porque elas vão apresentar um número muito maior de opções de produtos, peças e acessórios para skate. Fuja de lojas de brinquedos ou essas lojas que vendem de tudo de esporte, porque nelas a sessão de skate é muito menor e com bem menos opções.

Nas lojas especializadas você também irá encontrar suporte de profissionais da área e de pessoas que entendam muito sobre o assunto, assim você poderá tirar todas as suas dúvidas e montar o melhor skate que você poderia imaginar.

Ainda na dúvida de onde procurar tudo para o seu skate? Então experimente a loja da Prince Of Streets, que você vai encontrar absolutamente tudo o que está precisando para começar a sua prática, além de aconselhamento e ótimos preços.

Eu aposto que agora você já sabe tudo sobre skate com o nosso guia completo para iniciantes, não? Então não perca mais tempo, escolha seu shape, defina com qual tipo de estilo você vai começar a praticar e se jogue! O skate é um esporte radical viciante, e quando você menos perceber, não vai mais estar falando (nem fazendo) outra coisa!

Lembre-se sempre de colocar a sua segurança (e a dos outros também) em primeiro lugar, aposte em acessórios estilosos e de qualidade, procure um lugar da hora para começar a andar de skate, e, quem sabe, você não se torna mais um atleta do skate para dar orgulho para o nosso país!

Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Assine o nosso newsletter para sempre receber conteúdos sobre skate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.