Entre as peças fundamentais do skate está o rolamento. Ele é indispensável para que o giro das rodinhas aconteçam de forma suave, natural e sem que elas travem a ponto de dificultar a realização das manobras. Por isso, aprender um pouco mais sobre os rolamentos de skate é essencial para que o skatista consiga melhorar a sua performance.
Apesar disso, muitos ainda desconhecem a sua real importância e acabam não realizando a compra do rolamento que realmente se encaixa ao seu modelo de skate. Para ajudar, a seguir vamos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando que existem diferentes tipos e que cada um deles possuem características únicas e que atendem aos mais variados tipos de equipamentos e modalidades do esporte.
Neste conteúdo você verá:
O que são os rolamentos de skate e qual a importância deles?
Como explicado anteriormente, os rolamentos de skate são peças que facilitam o rolamento das rodinhas, dando mais leveza e movimento durante a execução das manobras. Basicamente, cada roda é composta por dois rolamentos, ou seja, um skate apresenta oito deles.
Ele pode ser reconhecido por ser um peça de formato circular e que está presente dentro da roda, sendo composto também por dois anéis que são separados por uma esfera. Esse conjunto de peças faz com que o atrito de rolamento seja menor, o que, consequentemente, garante o aumento da velocidade de rotação das rodinhas.
Desse modo, pode-se dizer que eles são importantes para que o skatista tenha a garantia de que irá atingir velocidades maiores, dando bagagem para que algumas manobras que exigem movimentos rápidos sejam feitas sem que haja problemas. A escolha do tipo é feita com muita cautela pelos profissionais, porém, os amadores também precisam ter uma atenção maior caso tenham o desejo de evoluir no esporte.
O que é o padrão ABEC?
A sigla ABEC carrega o significado de Annular Bearing Engineering Committee ou Comitê de Engenharia de Rolamento Anular. Ela é a responsável por padronizar, com base em padrões de tolerâncias de fabricação dos tipos de rolamentos, podendo divergir de 1 até 15 ABEC.
Mas o que esse número significa? O número que acompanha a sigla do Comitê tem relação com a precisão e exatidão, sendo que ele demonstra o espaçamento em milímetros que sobra entre os anéis, sejam eles interiores, exteriores e também as bolinhas de rolamento. Vale ressaltar que quanto mais espaço, maior será a facilidade com que a roda consegue girar e, como consequência, maior a velocidade que o skate consegue atingir.
Porém, é bom dizer também que um número maior de rolamentos aumenta a torção e a possibilidade de estouro. Nesses casos, é recomendado que a manutenção seja feita de forma constante, tanto para identificar o funcionamento quanto para eliminar as sujeiras que acabam entrando nos espaços vazios.
Tenha em mente que a ABEC é apenas um padrão e não uma marca. Isso precisa ser constatado, pois muitos skatistas ainda fazem confusão na hora da escolha.
Como escolher os melhores rolamentos de skate?
O primeiro ponto de atenção, mesmo não sendo válido para todos, é se o rolamento de skate escolhido apresenta a sigla ABEC. Isso significa que o Comitê o reconhece pela sua precisão. Porém, este padrão e a numeração devem ser levados em consideração, principalmente, quando a escolha for feita entre rolamentos de uma mesma marca ou que possuem características parecidas.
Mas quais são as outras diferenças que também devem ser levadas em consideração?
A quantidade de esferas que estão dentro do rolamento também influenciam no seu funcionamento, pois quanto menor esse número, mais livre estará o rolamento, proporcionando, obviamente, uma maior velocidade.
Outro ponto que também é útil na hora de definir qual utilizar é o material. Hoje, existem rolamentos de skate feitos de aço, cerâmica e titânio. Por mais que todos possam ser úteis e eficientes, eles possuem algumas diferenças que ajudam bastante quem está na dúvida.
Veja as principais:
- Aço
Este é o material mais utilizado, pois, além de serem resistentes, apresentam peças que são fáceis de encontrar. Eles também são mais baratos, mas é sempre bom ficar de olho na marca e na qualidade do produto.
O único problema é que o aço tem uma facilidade maior de enferrujar quando em contato com a água, o que pode fazer com que a vida útil seja diminuída. Isso exige que existam manutenções constantes para que ele possa ser usado por mais tempo.
- Titânio
Apesar da semelhança com o aço, os rolamentos de titânio são mais resistentes, principalmente, à ferrugem. Isso garante uma vida útil maior, o que acaba sendo um dos motivos de escolha, mesmo ele sendo mais caro do que o aço.
Outra vantagem é que a lubrificação não precisa ser feita de forma constante. O skatista deve realizá-la a cada 2 ou 3 meses. Porém, a limpeza merece uma atenção especial.
- Cerâmica
A cerâmica também é vista em alguns rolamentos de skate. Ela, além de ser um material resistente ao calor e à água, também faz com que os movimentos fiquem mais rápidos. Ela não enferruja e é ideal para os obstáculos encontrados nas ruas.
A desvantagem é que elas são ainda mais caras do que os citados anteriormente e se forem usadas em corrimãos e escadas, podem sofrer danos.
O ideal então é analisar todas as características, verificar o seu estilo e nível dentro do esporte para que a escolha seja mais assertiva.
Quais são os melhores do mercado?
Escolher os melhores rolamentos de skate fará com que o seu setup fique completo. É claro que cada skatista terá uma escolha individual, porém, existem algumas marcas que estão tendo destaque no mercado.
Veja as principais:
Bones
A Bones é uma das principais marcas do mercado, quando o assunto é a fabricação de rolamentos. O diferencial está na duração do material e também no fato deles proporcionarem a velocidade ideal para todos os níveis de skatistas.
Grande parte dos produtos é feito em metal suíço, porém, para aqueles que querem economizar sem perder a qualidade, também existem modelos que são feitos a partir de um metal chinês.
Everlong
Os rolamentos Everlong também seguem o alto padrão de qualidade. Todos os modelos disponíveis são direcionados para aqueles skatistas que buscam realizar manobras com um equipamento que atende todas as exigências.
Eles são velozes e resistentes aos impactos, sendo que isso acontece devido às tecnologias presentes. Um outro diferencial é a capa de proteção que a marca disponibiliza, ajudando a não entrar sujeira nos vazios.
Independent
Esta marca é indicada, principalmente, para aqueles que gostam de adrenalina e velocidade. Esses rolamentos conseguem ainda ter rotações leves, porém, velozes. Quem escolher essa marca deve estar preparado para dar giros rápidos e inesquecíveis.
Black Sheep
A Black Sheep tem muitos modelos de rolamentos. Cada um deles apresenta indicações em relação à velocidade máxima que se pode atingir. Eles são compostos por uma proteção de nylon, o que os tornam resistentes e duráveis.
Pode-se dizer que a marca conseguiu unir velocidade, alta qualidade e ainda uma vida útil elevada.
Onde comprar
Todos os modelos apresentados estão disponíveis na loja Prince of Street. Temos também outras marcas que valem a pena serem analisadas. Aproveite então para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e tenha a certeza de estar adquirindo um produto que trará bons resultados.