Então você está pensando em começar no mundo do skate e não sabe como? Rola aquela insegurança e o medo de cair, mas todo mundo precisa começar de alguma forma, não é mesmo? Para isso, você vai precisar aprender algumas coisinhas básicas antes de subir no skate propriamente dito, vai precisar investir em alguns equipamentos de segurança e logo, logo você já vai conseguir se lançar nesse esporte radical.
Não negligencie a hora de escolher os seus acessórios de segurança, pois eles são essenciais para o início dessa prática. São eles que vão ajudar na sua proteção pessoal, auxiliar em várias manobras e também a criar um look bem maneiro.
A partir de agora vamos dar algumas dicas sobre skate para iniciantes que serão valiosas para você se aventurar nesse esporte que está com cada vez mais atletas no mundo todo.
Neste conteúdo você verá:
Dicas sobre skate: o que saber antes de iniciar?
Antes de mais nada é necessário que você invista em um skate. Procure uma loja especializada ou consulte algum profissional que você conheça para o ajudar nessa tarefa. Existem vários detalhes que fazem a diferença na escolha de um bom shape, então leve em consideração o tamanho dos seus pés e o estilo de skate que você pretende praticar, por exemplo. Geralmente é recomendado que os atletas que estejam começando escolham um shape maior, para ajudar na sua estabilidade.
Após escolher o seu shape, é necessário verificar os itens de segurança para você poder iniciar a sua prática. São itens que você não pode abrir mão: um capacete, cotoveleiras, joelheiras, luvas e caneleiras.
O capacete é essencial para a proteção da região da cabeça, que é muito sensível em caso de acidentes. As cotoveleiras também são boas proteções para o caso de quedas. Joelheiras ajudam na proteção e também auxiliam em manobras em que o skatista precisa de apoio e equilíbrio usando os joelhos.
Luvas e caneleiras também devem sempre ser usadas não apenas para incrementar seu look, mas sim para proteção de arranhões e lesões mais graves no caso de uma queda ou choque com alguma superfície. Um bom par de tênis também fará a diferença na hora de o ajudar a praticar esse esporte radical. Opte por um de material resistente, como couro ou camurça, e de solado mais grosso.
Subindo no skate
Certo, agora que você já providenciou o básico para poder começar, vamos pegar mais dicas sobre skate para iniciantes para direcioná-lo, como o aprender a andar propriamente dito.
É preciso que, antes de querer sair fazendo manobras por aí, você aprenda a se manter sobre a prancha sem cair. Esse momento não tem regra ou fórmula mágica, mas tem algumas diquinhas para ajudá-lo. Posicione seu skate sobre uma superfície estável e plana, de preferência sobre um gramado ou tapete, assim você terá mais estabilidade. Fique em pé, tente manter o equilíbrio e entenda qual é a sensação de estar sobre o skate.
Quando você notar que está se sentindo confortável em pé, posicione seus pés um em frente ao outro e troque as posições. Faça esses movimentos diversas vezes com o skate ainda parado sobre uma superfície mais estável. Ao notar que a estabilidade sobre o skate parado já não é mais um grande problema para você, tente se impulsionar. Sempre busque fazer essas primeiras tentativas em uma pista plana e sem obstáculos.
Aprenda com as quedas
Os próximos passos são aprender a virar e parar o skate. Uma dica é praticar com alguém que já saiba essas etapas para auxiliá-lo. São pequenos passos que você deve ir dando aos poucos, sem cobrança e sem se deixar abater, principalmente com as quedas, que serão constantes neste início. Inclusive, uma das dicas sobre skate para iniciantes é justamente aprender a cair.
Ninguém está livre das quedas, principalmente nesse início da prática. Aprender a cair o ajudará a evitar lesões mais graves. Algo que será importante é manter sempre o uso adequado dos acessórios de segurança sem negligenciá-los.
Praticando sempre
Certo, agora que você já providenciou os itens básicos para poder começar, já consegue se manter em pé confortavelmente sobre o skate e conhece os comandos principais, vamos começar a pegar mais a fundo.
Uma dica importante sobre skate para iniciantes é sempre praticar. Você não vai conseguir se aprimorar nesse esporte se não dedicar sempre um tempinho para sair dar uma volta por aí. E nem pense em querer começar com as manobras antes de já estar andando bem. Junte-se com skatistas mais experientes que você pratique.
Procure vídeos na internet também e preste atenção nos movimentos, postura e como os atletas mais avançados fazem. Você sempre vai aprender coisas novas para observar a prática de outras pessoas.
Dicas sobre skate para quem já está mudando o nível das manobras
Quando você se sentir confiante e pronto, pode tentar se aventurar em pequenas descidas. Essa prática vai o ajudar, e muito, a avançar no esporte. Uma dica para você manter o equilíbrio nessa situação é flexionar levemente os joelhos, se abaixando um pouco. Use também o peso dos braços para ajudá-lo a manter o equilíbrio.
Evite terrenos acidentados, com pedrinhas e terra, pois é muito fácil de se prender às rodinhas e você sofrer uma queda. Pratique sempre em locais apropriados. Há diversas praças e quadras próprias para a prática do skate nas cidades. Caso você não encontre um local seguro para isso, tente iniciar a prática no quintal de casa mesmo, mas jamais ande em locais com muito trânsito ou onde haja sinalização de proibição.
Aposto que agora você aprendeu muita coisa que você ainda não sabia e tomou conhecimento de diversas dicas sobre skate para iniciantes, e já se sente mais preparado para começar a praticar, não é mesmo? Então vai com tudo, não deixe os equipamentos de segurança de lado, prepare um skate bem da hora, se divirta bastante e lembre-se que a prática leva à perfeição! Não tenha medo de cair e curta muito seu momento!