As histórias das grandes marcas de tênis são ótimas de serem contadas, principalmente, quando se tem clássicos que fizeram a história, como é o caso do Tênis Vans Authentic.
Ele foi o primeiro modelo de tênis desenvolvido pela marca e logo veio a se tornar um dos mais conhecidos e lendários do streetwear. Isso aconteceu em razão das suas características únicas e exclusivas para a época, como a aderência e a sola vulcanizada.
O tênis também fez história por ter uma alta durabilidade e, por esse motivo, logo foi adotado por skatistas que conseguiram unir estilo e qualidade em um único calçado.
Desse modo, resolvemos contar um pouco mais sobre a história deste Vans para que você também possa conhecer os motivos que o levaram a se tornar um dos modelos épicos da marca.
Neste conteúdo você verá:
Vans, uma história a ser contada
Antes de entrarmos em detalhes sobre o tênis, vamos conhecer um pouco sobre a história da Vans.
Seguindo a maioria das grandes marcas voltadas para o universo do skate, a Vans também teve o seu início na Califórnia, nos EUA, no ano de 1966. Os responsáveis pela criação foram os irmãos Paul Van Doren e James Van Doren e também os amigos Gordon Lee e Serge D’Elia.
No início, a “The Van Doren Rubber Company”, primeiro nome antes de se tornar apenas Vans, tinha como objetivo criar um modelo de calçado resistente e que suportasse o dia a dia dos surfistas e skatistas.
Desse modo, eles investiram na fabricação de um modelo que facilitasse a prática do esporte, ou seja, que proporcionasse uma alta estabilidade ao andar de skate.
A ideia de criar um tênis voltado, especificamente, para este nicho deu sinais de sucesso logo de cara. Ao abrir a loja, eles venderam 12 pares sem que eles tivessem prontos e a grande procura foi pelo modelo pioneiro que levou o nome de Deck Shoes, conhecido hoje como Authentic.
Nas décadas seguintes, a empresa passou por algumas transformações, enfrentando crises financeiras e demais nuances que foram fundamentais para a consolidação do seu sucesso que dura até os dias atuais.
Nascimento do Tênis Vans Authentic e adoção da marca pelos skatistas
Como mencionado anteriormente, o Vans Authentic foi o primeiro modelo da marca que foi criado e comercializado. Desse modo, o seu nascimento, que aconteceu em 1966, teve como base principal o cotidiano do público-alvo, que em grande parte eram skatistas e surfistas.
Partindo do ponto que esse público precisava de um calçado mais resistente e que suportasse toda a dinâmica do skate, o Deck Shoes, nome inicialmente dado, já nasceu com duas características importantes: resistência e durabilidade.
Além disso, ele também tinha e ainda tem entre os seus elementos, um cadarço simples, cabedal em lona bem resistente e na cor preta, lateral de borracha na cor branca, ilhós de metal e ainda um solado vulcanizado, com o formato waffle exclusivo da marca.
Essas características mostram os motivos do tênis ter nascido na década de 60 e ainda fazer sucesso até nos dias atuais, influenciando a moda e a cultura. Além disso, todo esse cuidado na fabricação do calçado fez com que os skatistas adotassem a marca para representar toda a comunidade.
A influência no Streetwear e cultura pop
A adoção do Vans Authentic pelos skatistas nos anos 60 e 70 teve um impacto significativo na cultura urbana, criando um vínculo forte entre o tênis e o estilo de vida dos jovens da época.
Com o tempo, o tênis transcendeu seu propósito inicial e se tornou um ícone da moda streetwear, usado não apenas por skatistas, mas por diversas tribos urbanas. Além disso, a marca Vans sempre manteve uma forte ligação com a comunidade do skate, patrocinando eventos, equipes de skatistas e colaborando com artistas e músicos.
E não devemos esquecer também que o Vans Authentic não se limitou ao universo do skate e do streetwear. Ele também se infiltrou na cultura pop e celebridades, músicos e atores começaram a usar o tênis, ajudando a difundir ainda mais sua imagem.
Kristen Stewart, Pharrell Willians e Rihanna foram alguns nomes que foram vistos utilizando o modelo, fortalecendo ainda mais a entrada do tênis na cultura pop.
Evolução e edições especiais do modelo ao longo do tempo
Como pode ser visto, o Vans Authentic é um dos modelos que manteve a sua essência desde o seu nascimento. Ou seja, ele continua com as suas características iniciais,preservando o que fez dele um sucesso no universo do skate, que era a qualidade do material e a resistência para suportar o cotidiano.
No entanto, não podemos deixar de falar que é comum que a Vans comercialize algumas edições especiais, com diferentes cores, repaginando alguns aspectos do clássico.
Você pode encontrar a coleção “Onde Está o Wally”, “Sailor Moon” e até do “Van Gogh”. Mas é preciso ficar atento aos lançamentos, pois algumas edições costumam ser limitadas.
Vans Authentic, um modelo que fez história
Diante de toda essa bagagem, podemos concluir que o Vans Authentic é mais do que um simples tênis; é um símbolo de uma era, de uma cultura e de um estilo de vida.
Desde seu nascimento em 1966 como o Deck Shoes até se tornar o ícone que é hoje, o Authentic foi construído sobre os pilares da resistência, durabilidade e simplicidade.
Por isso, muitos acreditam que este modelo representa a marca Vans, que começou como uma pequena empresa na Califórnia e hoje é conhecida mundialmente, ultrapassando todas as barreiras, estando presente em diferentes nichos e grupos.
Após essas informações, fica evidente que ter um Vans Authentic é estar calçando um alássico atemporal que continua a inspirar e influenciar