Conheça A História do Nike SB Janoski. “Qualquer tolo inteligente pode tornar as coisas maiores e mais complexas”, disse o estatístico germano-britânico E.F. Schumacher. “É preciso um toque de genialidade e muita coragem para avançar na direção oposta.” Gênio é um termo adequado para descrever Stefan Janoski, o homem responsável por conceituar uma das silhuetas mais icônicas do skate. Seu tênis, lançado originalmente em 2009 como o segundo modelo exclusivo da Nike SB, voltou às prateleiras este ano como Zoom Stefan Janoski OG+.
Para compreender por que é que o Nike SB Zoom Stefan Janoski original causou tanto impacto, é necessário explorar a sua entrada na comunidade do skate. Quando Janoski se juntou à marca em 2006, calçados técnicos e volumosos dominavam a linha Nike SB. Na época, o Blazer e o Harbour eram as silhuetas mais finas e discretas que despertaram o gosto de Janoski. Então, quando surgiu a conversa sobre um modelo exclusivo, Janoski mergulhou de cabeça, desenhando ideias em um caderno de desenho que compartilhou com o designer-chefe do SB, James Arizumi.
Foi a primeira vez que a Nike projetou um tênis de skate do zero, em vez de pegar uma silhueta existente, como um Dunk, e adaptá-la para a comunidade do skate. Janoski e Arizumi começaram com uma página em branco e saíram para desenhar um tênis de skate eficaz, diferente de tudo que eles haviam feito no passado. As principais características incluíam bico longo e plano, sem acolchoamento abafado na língua, costura mínima possível e palmilha de cortiça para homenagear a vinícola de sua família.
No início, os superiores da Nike não ficaram satisfeitos com as amostras originais. Em For Daily Use da Nike SB, Janoski explica: “Meu tênis, do meu jeito. Eu não ligo. Não tenho tênis agora, e se você não fizer do jeito que eu quero, ainda não terei calçado. Isso não importa para mim. Seriam necessários dois anos de refinamento; Janoski foi inflexível em suas exigências de ter um tênis que funcionasse e tivesse a aparência que ele queria.
Ele estava determinado porque acreditava que a Nike era capaz de entregar exatamente o produto que ele imaginava. No mesmo vídeo, Arizumi explica como sabia que tinha sucesso ao entregar um produto que deixou Stefan feliz: “Acho que foi quando Stefan não devolveu nosso sapato. Tivemos que fazer a fábrica refazer outra amostra enquanto Stefan estava remando.”
Quando o calçado foi lançado inicialmente em 2009, não se sabia ao certo como seria seu desempenho e como seria recebido pela comunidade do skate. O tênis de skate comum ainda era grande e volumoso, então o elegante e elegante Janoski certamente se destacava nas prateleiras.
Por insistência de Janoski, a Nike infundiu o DNA dos tênis de barco da velha escola com uma construção vulcanizada testada e comprovada para entregar um tênis de skate clássico no estilo californiano que homenageava suas raízes em Vacaville. O calçado marcou uma mudança de paradigma para uma construção mais básica de tênis de skate – parte superior, sola mais simples e acolchoamento limitado. Esta abordagem minimalista proporcionou não apenas uma estética visualmente atraente, mas também teve a funcionalidade em mente, já que os sapatos mais finos proporcionavam melhor sensação ao skate para o skatista.
Durante essa época, cada vez mais skatistas ficavam intrigados com a ideia de usar o Nike SB. O programa de skate foi se desenvolvendo cada vez mais, principalmente após o lançamento do primeiro vídeo completo, Nothing But the Truth, em 2007. O Janoski oferecia uma opção para quem queria usar o Swoosh sem se comprometer com outras silhuetas mais sofisticadas. Sua estética meio tênis, meio mocassim parecia combinar com o que era tendência de estilo naquele período. Usar o Janoski permitiria que as pessoas que quisessem usar Nike o fizessem sem se comprometerem com a imagem atlética pela qual a Nike é tão conhecida.
Em 2013, as vendas do Janoski dispararam, conquistando-lhe o lugar de um dos modelos mais vendidos da marca até à data. É adorado em todo o mundo por patinadores e não patinadores. Antes do lançamento do Zoom Stefan Janoski OG+, a versão original do calçado teve mais de 1.530 versões diferentes, um número que nunca poderia ter sido imaginado quando ocorreram as reuniões iniciais de design de calçados. O sapato agora é mais famoso que o próprio Stefan. Tal como Michael Jordan, ele transcendeu universalmente o seu próprio nome, deixando a sua marca no jogo dos calçados.
“Acho que é só porque fica bem em todo mundo”, compartilhou Janoski em um segmento do podcast francês Big Spin. “Em crianças e adultos, meninas e meninos, adultos e avós. O estilo, o design, não é uma tendência. É um design atemporal que você pode inserir em qualquer ano e não parecerá fora do lugar”, disse ele.
O Zoom Stefan Janoski OG + terá várias diferenças sutis de design, incluindo debrum e atacadores de couro preto, orifícios de ventilação ao longo da costura da biqueira, palmilhas padrão intercambiáveis e de cortiça e solas brancas com parte inferior texturizada ondulada. Com base no sucesso do lançamento inicial do Janoski, a versão OG+ certamente será um sucesso mundial.
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