Conheça A História do Nike SB Janoski. “Qualquer tolo inteligente pode tornar as coisas maiores e mais complexas”, disse o estatístico germano-britânico E.F. Schumacher. “É preciso um toque de genialidade e muita coragem para avançar na direção oposta.” Gênio é um termo adequado para descrever Stefan Janoski, o homem responsável por conceituar uma das silhuetas mais icônicas do skate. Seu tênis, lançado originalmente em 2009 como o segundo modelo exclusivo da Nike SB, voltou às prateleiras este ano como Zoom Stefan Janoski OG+.

A HISTÓRIA DO NIKE SB JANOSKI
A HISTÓRIA DO NIKE SB JANOSKI

Para compreender por que é que o Nike SB Zoom Stefan Janoski original causou tanto impacto, é necessário explorar a sua entrada na comunidade do skate. Quando Janoski se juntou à marca em 2006, calçados técnicos e volumosos dominavam a linha Nike SB. Na época, o Blazer e o Harbour eram as silhuetas mais finas e discretas que despertaram o gosto de Janoski. Então, quando surgiu a conversa sobre um modelo exclusivo, Janoski mergulhou de cabeça, desenhando ideias em um caderno de desenho que compartilhou com o designer-chefe do SB, James Arizumi.

DETALHES NIKE SB STEFAN JANOSKI
DETALHES NIKE SB STEFAN JANOSKI

Foi a primeira vez que a Nike projetou um tênis de skate do zero, em vez de pegar uma silhueta existente, como um Dunk, e adaptá-la para a comunidade do skate. Janoski e Arizumi começaram com uma página em branco e saíram para desenhar um tênis de skate eficaz, diferente de tudo que eles haviam feito no passado. As principais características incluíam bico longo e plano, sem acolchoamento abafado na língua, costura mínima possível e palmilha de cortiça para homenagear a vinícola de sua família.

NIKE SB JANOSKI CALÇADO ATEMPORAL
NIKE SB JANOSKI CALÇADO ATEMPORAL

No início, os superiores da Nike não ficaram satisfeitos com as amostras originais. Em For Daily Use da Nike SB, Janoski explica: “Meu tênis, do meu jeito. Eu não ligo. Não tenho tênis agora, e se você não fizer do jeito que eu quero, ainda não terei calçado. Isso não importa para mim. Seriam necessários dois anos de refinamento; Janoski foi inflexível em suas exigências de ter um tênis que funcionasse e tivesse a aparência que ele queria.

Ele estava determinado porque acreditava que a Nike era capaz de entregar exatamente o produto que ele imaginava. No mesmo vídeo, Arizumi explica como sabia que tinha sucesso ao entregar um produto que deixou Stefan feliz: “Acho que foi quando Stefan não devolveu nosso sapato. Tivemos que fazer a fábrica refazer outra amostra enquanto Stefan estava remando.”

DETALHES NIKE SB STEFAN JANOSKI
DETALHES NIKE SB STEFAN JANOSKI

Quando o calçado foi lançado inicialmente em 2009, não se sabia ao certo como seria seu desempenho e como seria recebido pela comunidade do skate. O tênis de skate comum ainda era grande e volumoso, então o elegante e elegante Janoski certamente se destacava nas prateleiras.

Por insistência de Janoski, a Nike infundiu o DNA dos tênis de barco da velha escola com uma construção vulcanizada testada e comprovada para entregar um tênis de skate clássico no estilo californiano que homenageava suas raízes em Vacaville. O calçado marcou uma mudança de paradigma para uma construção mais básica de tênis de skate – parte superior, sola mais simples e acolchoamento limitado. Esta abordagem minimalista proporcionou não apenas uma estética visualmente atraente, mas também teve a funcionalidade em mente, já que os sapatos mais finos proporcionavam melhor sensação ao skate para o skatista.

Durante essa época, cada vez mais skatistas ficavam intrigados com a ideia de usar o Nike SB. O programa de skate foi se desenvolvendo cada vez mais, principalmente após o lançamento do primeiro vídeo completo, Nothing But the Truth, em 2007. O Janoski oferecia uma opção para quem queria usar o Swoosh sem se comprometer com outras silhuetas mais sofisticadas. Sua estética meio tênis, meio mocassim parecia combinar com o que era tendência de estilo naquele período. Usar o Janoski permitiria que as pessoas que quisessem usar Nike o fizessem sem se comprometerem com a imagem atlética pela qual a Nike é tão conhecida.

NIKE SB JANOSKI OG+
NIKE SB JANOSKI OG+

Em 2013, as vendas do Janoski dispararam, conquistando-lhe o lugar de um dos modelos mais vendidos da marca até à data. É adorado em todo o mundo por patinadores e não patinadores. Antes do lançamento do Zoom Stefan Janoski OG+, a versão original do calçado teve mais de 1.530 versões diferentes, um número que nunca poderia ter sido imaginado quando ocorreram as reuniões iniciais de design de calçados. O sapato agora é mais famoso que o próprio Stefan. Tal como Michael Jordan, ele transcendeu universalmente o seu próprio nome, deixando a sua marca no jogo dos calçados.

“Acho que é só porque fica bem em todo mundo”, compartilhou Janoski em um segmento do podcast francês Big Spin. “Em crianças e adultos, meninas e meninos, adultos e avós. O estilo, o design, não é uma tendência. É um design atemporal que você pode inserir em qualquer ano e não parecerá fora do lugar”, disse ele.

O Zoom Stefan Janoski OG + terá várias diferenças sutis de design, incluindo debrum e atacadores de couro preto, orifícios de ventilação ao longo da costura da biqueira, palmilhas padrão intercambiáveis ​​​​e de cortiça e solas brancas com parte inferior texturizada ondulada. Com base no sucesso do lançamento inicial do Janoski, a versão OG+ certamente será um sucesso mundial.

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